terça-feira, 3 de março de 2015

Adaptação escolar: Os primeiros dias na escola

Este início da vida escolar da criança é de extrema importância para os professores, pais e para as próprias crianças, pois é um novo e significativo momento na vida de todos. Mas, em especial na vida da criança, a qual deve ser a maior beneficiada com isto. Não é nada fácil chegar a um novo ambiente, com novas pessoas e nova rotina, mudando, assim, radicalmente o cotidiano da criança. Por isso, os professores, devem propor momentos agradáveis e prazerosos para que a criança se sinta acolhida, a vontade e bem neste novo momento de sua vida, com isso ela irá adaptar-se mais tranquilamente, deixando até os pais mais tranquilos para deixarem seus filhos na escola.


"Aconselhamos os pais para que tenham consciência de que as emoções, reações e comportamentos da criança sofrem variações inesperadas"


Neste momento inicial os comportamentos que a criança vem a apresentar podem ser bem diversos. Aconselhamos os pais para que tenham consciência de que as emoções, reações e comportamentos da criança sofrem variações inesperadas. A criança pode, por exemplo, não chorar e, com o passar de alguns dias, ela passar a estranhar, surpreendendo os pais. A criança pode, também, chorar ao chegar à escola, ou quando coloca o seu uniforme em casa. São diversas as reações, porém para que tudo seja harmonioso e confortável para a criança é necessário que haja a intervenção adequada e tranquilidade dos pais e dos professores, deixando a criança à vontade e acostumando-se com sua nova rotina. Falando nisso, outro tipo de adaptação tem intima relação com a rotina escolar, muitas vezes a criança já se acostumou com o ambiente escolar e com os professores, porém ainda está se adaptando a sua nova rotina, como a alimentação, o sono e outros.

"Os pais nunca devem sair da escola sem se despedir, pois isso pode causar insegurança na criança"


A melhor atitude dos pais ao deixarem seu filho na escola é transmitir segurança e tranquilidade na despedida, dizendo que irá voltar e que ficará tudo bem. Esta despedida deve ser bem curta, mesmo que a criança chore, para que não haja maior sofrimento da criança ao ver os pais irem embora. Os pais nunca devem sair da escola sem se despedir, pois isso pode causar insegurança na criança.
Com tudo, faz-se necessário que, principalmente na adaptação, a escola e a família estejam bem envolvidas e em harmonia causando, assim, um bem estar na criança.

TEXTO: Daniely de Mari Silva
Jacqueline Martins
Caroline Martins

Referencias utilizadas:

CAMARGO, Denise. As emoções e a escola. Curitiba, Travessa dos Editores, 2004.
SANTOS, Ecilane de Araújo Martins; ARAÚJO, Fernanda Pereira de. Educação Infantil: Livro para os pais. Curitiba, Editora Positivo, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário