quinta-feira, 12 de março de 2015

Nossa Sala de Aula: Decorações e Cartazes Didáticos

     Os painéis e cartazes são um dos recursos mais utilizados nas escolas, pois permitem visualizar informações. Em sala de aula, os cartazes tem finalidade didática, pois os utilizamos como instrumento de ensino a fim de divulgar os diversos tipos de mensagens, desde o nome da turma até o desenvolvimento da rotina. 
     Desse modo, abrimos nossa sala de aula para mostrar nossas decorações e cartazes à vocês.


Na entrada de nossa sala temos o nome da turma junto com nosso mascote "Borboletinha".



Neste espaço possuímos o nome da turma e um varal, onde penduramos as atividades dos alunos. Este varal é interessante, pois, além de expor o trabalho das crianças, auxilia na secagem de trabalhinhos feitos com tinta ou cola.


O cartaz da chamada estimula a construção de sentido de grupo e de pertencimento nos alunos. Além disso, passa a mensagem de que as crianças são valorizadas e ajuda na construção da autoimagem.




O Cartaz do Tempo é flexível já que nem todos os dias são iguais. Dependendo do tempo, trocamos a imagem, sempre estimulando os alunos a olhar pela janela para nos ajudar a completar o cartaz. 



O estabelecimento da Rotina possibilita a visualização do que será feito no dia pelos alunos, dessa forma eles entenderão que existe o momento certo para cada tipo de atividade. Entretanto, essa rotina não é rígida, podendo ser modificada no decorrer do dia, caso haja necessidade.



Os combinados da turma servem para estabelecer limites e criar um bom ambiente escolar. 


Esses são os cartazes da nossa sala de aula, esperamos que tenham gostado. :)

terça-feira, 3 de março de 2015

Adaptação escolar: Os primeiros dias na escola

Este início da vida escolar da criança é de extrema importância para os professores, pais e para as próprias crianças, pois é um novo e significativo momento na vida de todos. Mas, em especial na vida da criança, a qual deve ser a maior beneficiada com isto. Não é nada fácil chegar a um novo ambiente, com novas pessoas e nova rotina, mudando, assim, radicalmente o cotidiano da criança. Por isso, os professores, devem propor momentos agradáveis e prazerosos para que a criança se sinta acolhida, a vontade e bem neste novo momento de sua vida, com isso ela irá adaptar-se mais tranquilamente, deixando até os pais mais tranquilos para deixarem seus filhos na escola.


"Aconselhamos os pais para que tenham consciência de que as emoções, reações e comportamentos da criança sofrem variações inesperadas"


Neste momento inicial os comportamentos que a criança vem a apresentar podem ser bem diversos. Aconselhamos os pais para que tenham consciência de que as emoções, reações e comportamentos da criança sofrem variações inesperadas. A criança pode, por exemplo, não chorar e, com o passar de alguns dias, ela passar a estranhar, surpreendendo os pais. A criança pode, também, chorar ao chegar à escola, ou quando coloca o seu uniforme em casa. São diversas as reações, porém para que tudo seja harmonioso e confortável para a criança é necessário que haja a intervenção adequada e tranquilidade dos pais e dos professores, deixando a criança à vontade e acostumando-se com sua nova rotina. Falando nisso, outro tipo de adaptação tem intima relação com a rotina escolar, muitas vezes a criança já se acostumou com o ambiente escolar e com os professores, porém ainda está se adaptando a sua nova rotina, como a alimentação, o sono e outros.

"Os pais nunca devem sair da escola sem se despedir, pois isso pode causar insegurança na criança"


A melhor atitude dos pais ao deixarem seu filho na escola é transmitir segurança e tranquilidade na despedida, dizendo que irá voltar e que ficará tudo bem. Esta despedida deve ser bem curta, mesmo que a criança chore, para que não haja maior sofrimento da criança ao ver os pais irem embora. Os pais nunca devem sair da escola sem se despedir, pois isso pode causar insegurança na criança.
Com tudo, faz-se necessário que, principalmente na adaptação, a escola e a família estejam bem envolvidas e em harmonia causando, assim, um bem estar na criança.

TEXTO: Daniely de Mari Silva
Jacqueline Martins
Caroline Martins

Referencias utilizadas:

CAMARGO, Denise. As emoções e a escola. Curitiba, Travessa dos Editores, 2004.
SANTOS, Ecilane de Araújo Martins; ARAÚJO, Fernanda Pereira de. Educação Infantil: Livro para os pais. Curitiba, Editora Positivo, 2010.